Eixos Temáticos para as Comunicações Orais da VI Jornadas
Já está se preparando para enviar seu resumo para apresentar nos Simpósios Temáticos da VI Jornadas do LEGH? Então se liga aqui nos Eixos Temáticos e, ao preencher o formulário, escolha qual deles têm mais a ver com o tema do seu trabalho. Isso nos ajudará a organizar os trabalhos com as temáticas afins.
Eixos Temáticos – VI Jornadas do LEGH
1. Feminismos
Encaixam-se neste eixo propostas que envolvam o estudo de grupos, movimentos sociais, ações políticas e acontecimentos que possam ser relacionados aos feminismos, experiências de militância e ativismos de mulheres. A interseccionalidade é categoria transversal na construção das análises e explicações dos trabalhos deste eixo, que podem partir de diversos cenários, seja a rua, a academia, as instituições, organizações não governamentais, na internet ou em qualquer outro meio/local.
2. Mulheres na Política
Este eixo contempla trabalhos sobre a participação das mulheres em eleições numa abordagem interseccional, os movimentos que reivindicaram o voto para mulheres, a relação com partidos políticos, as leis que buscam ampliar a participação de mulheres nos espaços de poder, estudos comparativos sobre mulheres eleitas e suas trajetórias, as violências políticas de gênero, a presença de mulheres em cargos políticos não elegíveis, como secretárias e ministras, entre outros. Neste eixo são consideradas mulheres as pessoas que assim se identificam.
3. Misoginia, assédio e outras violências
Encaixa-se neste eixo qualquer proposta que analise, observe e problematize as múltiplas formas de violência contra as mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, como a misoginia, o sexismo e suas interseccionalidades com raça/etnia, classe, sexualidade, religião, capacidade, origem etc., e suas manifestações em espaços institucionais, na internet, nas relações de trabalho, na família, na educação, entre outros.
4. Gênero e Ciência
Contempla-se neste eixo qualquer proposta que reflita sobre a presença de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negras, indígenas, quilombolas e outros grupos vulnerabilizados na carreira acadêmica e nas várias áreas da Ciência. Podem ser inscritos trabalhos sobre trajetórias na Ciência, índices sobre a presença desses grupos em determinada área ou grau de escolaridade, obstáculos para o desenvolvimento científico destes grupos e outras temáticas relacionadas.
5. Memória e Gênero
Este eixo propõe pensar a construção da memória em sua conexão com as relações de gênero. Contempla trabalhos que realizam essa reflexão a partir das histórias, experiências, trajetórias de vida e vivências de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ e que apresentem diferentes lentes de análise, através de uma abordagem interseccional e descentralizadora. Trabalhos que se utilizem da História Oral como metodologia são bem-vindos, considerando sua potência na produção e valorização de memórias subalternizadas e plurais.
6. Gênero e Interseccionalidades nas Artes, Mídias e Internet
Este eixo é dedicado a trabalhos que investiguem as relações entre mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ com práticas artísticas (cinema, artes visuais, literatura, teatro, música etc.), com mídias tradicionais e plataformas digitais, privilegiando abordagens que mobilizem a interseccionalidade como lente de análise. Com perspectiva de gênero e suas interseccionalidades, também iremos refletir sobre como esses campos podem ser, ao mesmo tempo, reprodutores de violências (como misoginia, LGBTfobia, classismo e racismo) e de resistências, promovendo diferentes níveis de articulação política.
7. (R)Existências LGBTQIA+
Este eixo temático busca reunir pesquisas dedicadas às formas de produção de vida e resistência da população LGBTQIAPN+. São bem-vindos trabalhos que dialoguem com diferentes campos da história a partir do uso de múltiplas linguagens e fontes históricas e que investiguem as subjetividades, as artes, artivismos e ativismos a partir de múltiplas dimensões no passado e no presente em contraposição às formas de violência sociais, culturais, políticas e econômicas produzidas pela estrutura cisheteonormativa.
8. Gênero e Ensino
Este eixo busca reunir pesquisas, intervenções pedagógicas e relatos de experiência que visem discutir os desafios e possibilidades das teorias e práticas de ensino estruturadas pela valorização do gênero no combate ao sexismo na cultura escolar. Receberemos propostas que: analisem os usos da categoria gênero nos currículos, materiais didáticos e de apropriação didática e nas aulas de história em seus diversos formatos; que debatam sobre a ampliação das mídias sociais no cotidiano de estudantes e professores/as, ao mesmo tempo em que os espaços de ensino-aprendizagem vivem a disseminação de uma cultura digital da violência; e abordagens que marquem a importância das lentes de gênero na esfera da educação básica e da formação inicial, incluindo educação infantil, letramento digital de jovens e adultos/as, o Estágio Supervisionado Curricular, entre outros.
9. Interseccionalidades e Direitos Reprodutivos
Este eixo propõe uma reflexão crítica sobre os direitos reprodutivos a partir de uma abordagem interseccional. Serão acolhidas propostas que: abordem as diversas experiências relacionadas à (não) autonomia reprodutiva, tais como maternidades, paternidades, contracepção, aborto, esterilização, entre outras; analisem políticas públicas e legislações relacionadas ao tema, retrocessos e ataques direcionados aos direitos reprodutivos; explorem iniciativas de resistência, mobilização social e promoção da justiça reprodutiva em diferentes contextos.


